CASA DURGA:
AYURVEDA
Milenar Medicina Indiana
Elementos
Clientes sentem resultados instantaneamente com a junção dos elementos que o Ayurveda oferece
Concentração
A cabeça também controla a sensação de audição, olfato, paladar e visão. As três bioenergias / doshas
Doshas
Permita-se dar o primeiro passo para uma vida mais equilibrada após a identificação do seu Dosha
Ingredientes Naturais
Cada tratamento é único e exclusivo para cada paciente que passa pelas consultas e tratamentos
BENEFÍCIOS DO
AYURVEDA:
São inúmeros os benefícios que esta prática oferece. O AyurVeda é uma filosofia médica oriental desenvolvida no subcontinente indiano há milhares de anos, que tem como objetivo os cuidados com a mente, o espírito e o corpo do indivíduo.
Você já sabe qual é o
SEU DOSHA?
o apropriado é consultar-se com um Terapeuta AyurVeda, pois vemos cada indivíduo de forma única. Qualquer desarmonia no dosha pode causar distúrbios nesses respectivos centros, com repercussões generalizadas em todo o corpo. Estas são algumas indicações para o equilíbrio de todos os doshas:
Acorde ao nascer do sol;
Comece o dia com práticas de higiene e auto-massagem;
Pratique atividades físicas leves no início da manhã;
Coma somente quando estiver com fome;
Respeite sua individualidade e alimente seu dosha;
Durma cedo, medite e... respire.
UM RESUMO SOBRE
OS TRÊS DOSHAS
VATA
AR + ÉTER
PITTA
FOGO + ÁGUA
KAPHA
ÁGUA + TERRA
OS
5 ELEMENTOS
Os antigos sábios entenderam que, originalmente, o mundo material se manifestava como éter: um espaço imóvel permeado pela sutil vibração do Aum (OM). Mover esse elemento produziu o ar. Com o movimento, calor e luz – fogo -, foram produzidos. Graças ao calor, alguns elementos se transformaram em líquidos – água – e outros em sólidos – terra.
Segundo o Ayurveda, é a combinação dos três gunas que dá vida aos cinco elementos (sattva), e de fato cada um deles está sob a influência dos gunas, estando sujeitos a rajas (movimento), tamas (não movimento) e sattva (equilíbrio).
Os 5 elementos confirmam que o universo é feito de energia e inteligência que podem assumir diferentes formas. Nada mais são que maneiras diferentes de manifestar a matéria. O Ayurveda divide essas manifestações em cinco grupos: terra, água, fogo, ar e espaço. Esses cinco termos não devem ser considerados como substâncias puramente físicas, mas como um conjunto de qualidades reunidas.
Todos os elementos não são separados, mas estão intimamente relacionados entre si e essas correlações dão vida às várias manifestações da natureza. Alguns elementos nunca se juntam, se repelem.
Por exemplo, fogo e água não podem estar juntos, mas, para existir, devem estar separados. No entanto, nenhum dos dois deve prevalecer no corpo, porque muito fogo produziria inflamação, enquanto muita água causaria indigestão. Em vez disso, alguns elementos podem coexistir com segurança. Apenas pense na terra e na água ou no ar e no fogo. Outros ainda podem cooperar, como o ar que alimenta o fogo.
ELEMENTO
TERRA
O elemento terra, prithvi, é caracterizado pela rigidez, firmeza e solidez.
Do ponto de vista fisiológico, a terra é responsável pela fisicalidade do corpo e por todas as estruturas que possuem qualidades anteriores, como ossos, músculos, tendões, etc. O sentido conectado à terra é o sentido do olfato.
ELEMENTO
ÁGUA
A água, apas, é fluida, sem forma (assume a forma de seu recipiente) e é caracterizada pelo movimento. É menos denso que um sólido, mas se expande para preencher completamente o espaço. É criativo, amplifica e transmite som.
No corpo, rege os sistemas circulatório e linfático, rins e genitais. As características psicológicas são: espontaneidade, capacidade de ser emocional, suavidade, harmonia e adaptabilidade.
ELEMENTO
FOGO
O fogo, agni, é identificado com calor, luz e energia. Suas propriedades são que ele transforma, se move para cima, aquece, acende, queima, purifica, destrói, estimula movimentos e atividades, focaliza, concentra e é difícil de controlar.
No corpo governa o sistema digestivo e muscular, o impulso elétrico do coração e o aspecto “combatente” do sistema imunológico.
ELEMENTO
AR
O ar, vayu, é um gás. Suas propriedades são expansão, leveza, movimento, intangibilidade, ausência de forma. O ar tende a subir e se mover em correntes.
No corpo, governa o sistema respiratório. As características psicológicas são: leveza, abertura aos outros, tranquilidade, clareza, serenidade.
ELEMENTO
ÉTER
O éter, akasha, é ilimitado e vazio, mas potencialmente contém tudo, contém e está contido, nos dá uma sensação de expansão.
No corpo, governa o sistema nervoso. As características psicológicas são calma, presença, liberdade, desapego, aumento da sensibilidade, receptividade.
BLOG
DA CASA DURGA
Um blog totalmente pensado e voltado para o seu bem-estar, sua saúde e, principalmente, sua evolução pessoal, profissional e espiritual. Confira estes e outros conteúdos no nosso Blog. Acesse diretamente a categoria AyurVeda: