A Alimentação no Ayurveda vai além de insumos para o corpo físico.
Quando o assunto é alimentação na racionalidade do Ayurveda, estamos falando de uma alimentação como um todo, do corpo, da mente, das emoções, do espiritual das nossas buscas intelectuais. Nos alimentar é mais complexo e grandioso.
A culinária é um dos pontos mais falado quando a referência é o Ayurveda, além da dieta e dos Doshas, porém, dentro da sua racionalidade a culinária x alimentação de insumos, faz parte de um dos varios e muitos segmentos que propõe como parte da alimentação.
O que não podemos esquecer é que não devemos trocar: o AGNI (o fogo da vida) pelo fogo do fogão, não podemos esquecer que estamos fazendo uma alimentação para um ser humano e não para doshas, alguns pontos tem que ser falado, pois o Ayurveda se tornará cada vez mais culinária e cozinha sendo que ele tem um poder muito maior, um poder de alimentar o espírito, as emoções positivas, trocar a doença pela saúde, o desconforto pelo conforto, a tristeza pela felicidade e isso vai além de cozinha e fogão.
Muitas vezes a alimentação mais importante não passa nem pela cozinha.
A importância de insumos é grande, mas nada adianta comer elixir se vai transformar em veneno caso seu Agni e seus corpos energéticos não estiverem bem.
Há uma citação no texto clássico do Ayurveda que diz :..” se você tiver um bom AGNI você transforma veneno em elixir, mas se você tiver um mal AGNI você transforma o elixir em veneno” e isso significa em todos os corpos não somente o corpo físico, mas o corpo mental espiritual intelectual e de consciência.
Você já perguntou como está sua digestão e alimentação hoje?
📿🌹
Com amor…
DEVA KOMAL
Terapeuta integrativo em AyurVeda
1 comentário
Eduardo · 8 de maio de 2022 às 3:33 AM
Ótimo, adorei